8 termômetros mais utilizados e como são aplicados

Atualizado: 17 de mar.

Seja para demandas industriais ou para laboratórios de pesquisa, a utilização do termômetro de temperatura ambiente é fundamental para auxiliar na medição, controle e gestão da temperatura em determinados locais.

Por se tratar de uma demanda bem ampla e com especificidades, há diferentes tipos de termômetros disponíveis no mercado, cada um com a sua devida aplicação.

Em vista disso, com o intuito de esclarecer mais sobre o assunto, preparamos este conteúdo. Nele, vamos explicar quais são os principais termômetros de temperatura ambiente, as suas aplicações e as respectivas funcionalidades. Continue a leitura e confira! O transporte e armazenamento de materiais sensíveis ao calor é algo muito delicado, por isso deve ser feito por meio dos equipamentos certos. Caixas térmicas que não têm um bom isolamento podem prejudicar os produtos que carregam, pois a temperatura vai aumentar rapidamente.

Além disso, é importante que esses equipamentos tenham um termômetro embutido para que, em caso de mudanças na temperatura interna, seja possível tomar alguma providência rápida. Quer saber mais sobre a caixa térmica com termômetro e quais são os principais cuidados que você deve ter com ela? Continue a leitura deste artigo!


Quais são os principais tipos de termômetro?

1. Termômetro de máxima e mínima

Sendo encontrando tanto na versão analógica quanto na digital, o termômetro de máxima e mínima é bem semelhante ao termo-higrômetro, contudo, não realiza medição de umidade relativa do ar.

Muito utilizado pela indústria alimentícia, esse modelo pode ser aplicado em geladeiras, caixas térmicas, galpões frigoríficos e outros ambientes semelhantes. Há termômetros de máxima e mínima com cabo externo, para que possa ser medida a temperatura em dois ambientes, e modelos de alta precisão, o que é essencial para as demandas que precisam de um processo de mensuração mais exigente.

2. Termômetro espeto

Muitas pessoas tendem a confundir o termômetro espeto com o de infravermelho. Porém, é interessante, em um primeiro momento, definir a principal diferença entre esses dois modelos: a medição do termômetro espeto é feita com base no contato em sua haste de aço inoxidável.

Muito utilizado pela vigilância sanitária em frigoríficos para o controle de temperatura no interior das carnes, esse tipo de termômetro também pode ser usado para:

  • mensurar a temperatura no interior de alimentos, averiguando, assim, possibilidades de putrefação;

  • medir a temperatura na culinária em geral, principalmente a de água e outras substâncias em aquecimento;

  • mediar a temperatura de um vinho.

Esse tipo de termômetro pode ser encontrado na forma digital ou na versão analógica. Além disso, há modelos resistentes a água e de altíssima precisão.

3. Termômetro infravermelho

Muitas pessoas conhecem o termômetro infravermelho como termômetro pirômetro. O método para a medição da temperatura do infravermelho é bem interessante: quando o operador aponta o equipamento para a superfície a ser medida, o termômetro projeta uma circunferência sobre a área e determina o valor da temperatura por meio de uma média verificada naquela região específica.

Como podemos perceber, o processo de medição é feito à distância, variando de 50 centímetros a 50 metros, sem precisar ter contato direto com o objeto. Por isso, ele é muito utilizado para medir o aquecimento de fornos e outros objetos dos quais é necessário manter uma distância mínima de segurança.

4. Termômetro químico

O termômetro químico pode ser de mercúrio (oferecendo melhor precisão) ou de líquido ecológico. É muito utilizado na área de laticínios, desempenhando um bom papel na hora de medir, por exemplo, a temperatura de um tanque de leite.

Esse é um equipamento desenvolvido para demandas nas quais é inevitável o contato do equipamento com as substâncias químicas. Em outras palavras, ele é utilizado quando há a necessidade de ter o contato entre o termômetro e o líquido a ser mensurado.

Porém, deve-se ter cuidado com a sua utilização em demandas em que é preciso medir a temperatura de ácidos ou outras substâncias corrosivas. Isso porque, ao entrar em contato com o líquido em questão, a escala externa do termômetro poderá se desmanchar.

5. Termômetro de alta precisão

O termômetro de alta precisão é muito utilizado em laboratórios e para a realização de processos de calibração, justamente pelo fato de ele alcançar precisões extremas.

Basicamente, esse modelo pode ser encontrado oferecendo grande parte das funcionalidades dos termômetros já mencionados acima. Entretanto, ele apresenta resoluções — ou seja, a menor medida possível que um equipamento de medição consegue realizar — decimais, caracterizando-o como de alta precisão.

6. Termômetro para piscina

Como o próprio nome sugere, esse equipamento tem a finalidade de mensurar a temperatura de piscinas, sendo bastante utilizado em clubes, parques e sítios.

7. Termômetro para chocadeira

A máquina de chocadeira requer um rigoroso controle da temperatura para garantir a qualidade do processo. Em vista disso, há termômetros voltados para essa aplicação, os quais podem ser tanto digitais quanto analógicos.

Alguns modelos de chocadeiras presentes no mercado já são comercializados com termômetros de mercúrio acoplados ao seu interior. Portanto, é preciso verificar o equipamento antes de providenciar o medidor.

8. Termômetro bimetal

O termômetro bimetal possui diversas aplicações, tanto na indústria quanto em demandas comerciais e residenciais. Dentre as suas utilidades, podemos destacar:

  • medição da temperatura da água que circula em tubulações;

  • medição da temperatura da água de uma piscina;

  • controle da temperatura de um forno de padaria.

Porém, mesmo com a vantagem de ter aplicabilidade, o termômetro bimetal não oferece uma boa precisão no processo de mensuração, pois sua resolução, normalmente, é de 1º C. Já em relação ao seu formato e material, ele pode ser adquirido em diversos tamanhos, com diferentes tipos de hastes, e podendo ser fabricado em latão ou em aço inoxidável.

Por que é importante contar com a ajuda de profissionais?

Como percebemos ao longo do texto, são muitos os tipos de termômetro que podemos adquirir, cada um com as suas funcionalidades e aplicabilidade específica. Por isso, é comum ter dúvidas na hora de definir qual é o melhor equipamento para comprar — até porque algumas opções apresentam semelhanças quanto às suas funções.

Em caso de dúvidas técnicas, é interessante buscar informações com profissionais da área. Somente assim você terá a segurança de comprar um equipamento que é compatível com as características do processo e do produto que será mensurado.

como vimos, há uma grande variedade de termômetro de temperatura ambiente disponível no mercado, atendendo a praticamente todas as demandas existentes na indústria, no comércio e em ocasiões domésticas. Vale ressaltar que não há uma opção melhor ou pior — o que precisa ser analisado é se as funcionalidades e a aplicação do equipamento de medição estão de acordo com as necessidades apresentadas.

Se você está precisando de um termômetro ou algum outro equipamento de medição, entre em contato com a Incoterminas e conheça toda a nossa linha!


#termômetrodemáximaemínima #Termômetroespeto #Termômetroinfravermelho #Termômetroquímico #Termômetrodealtaprecisão #Termômetroparapiscina #Termômetroparachocadeira #Termômetrobimetal

12 visualizações0 comentário