top of page

Por que calibrar um instrumento ou equipamento de medição?


A calibração de instrumentos ou equipamentos de medição é umas das etapas que garantem a comprovação metrológica e propicia às organizações uma melhor gestão do seu sistema de medição. A calibração de instrumentos ou equipamentos de medição é executada por laboratórios de calibração, que podem ser acreditados ou possuírem seus padrões de trabalho calibrados em laboratórios acreditados. A calibração é apontada em diversas normas , resoluções e portarias e proporciona inúmeras vantagens para as organizações quando se busca melhorar a gestão da medição em um processo.


Segundo o Vocabulário Internacional de Metrologia – VIM 2012 , a calibração é definida como:

“Operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção dum resultado de medição a partir duma indicação.”


Em quais pontos é realizada a calibração do instrumento de medição?

Os pontos de medição, onde é realizada a calibração ao longo da faixa de medição do instrumento, são definidos por normas técnicas ou pelo próprio INMETRO. Caso o cliente possua “pontos específicos”, basta informar no ato da contratação do serviço.


Qual é a validade do certificado de calibração?

Toda calibração possui um prazo de validade, mas isso depende basicamente da frequência de uso do instrumento, severidade às intempéries do ambiente, manuseio, guarda e grau de exatidão do instrumento. Instrumentos de medição idênticos, calibrados na mesma data podem ter validades diferentes de acordo com os parâmetros acima. Recomendamos aos nossos clientes que a calibração seja realizada 1 vez ao ano.


O que avaliar após a calibração?

É de extrema importância que após os procedimentos de calibração, os resultados do instrumento de medição sejam expressos em um certificado de calibração, pois assim essa informações podem ser validadas e utilizadas em processos de tomada de decisão pela equipe da qualidade, como por exemplo realizar correções no processo de medição, verificar inconsistências nos resultados de medição além de estabelecer correspondência entre a indicação do instrumento de medição e o valor padrão.

O processo de avaliação de um certificado de calibração também pode determinar outras necessidades metrológicas, tais como os efeitos das grandezas de influência sobre a indicação, ou o comportamento metrológico de sistemas de medição em condições adversas de utilização, como temperaturas elevadas ou baixas, ausência de gravidade ou sob radiação nuclear. Também devemos lembrar outro fator que influencia diretamente nas medições: o cuidado e responsabilidade que o usuário deve ter com a preservação e integridade do instrumento de medição.


Benefícios com a calibração

Além de garantir uma das etapas da comprovação metrológica, a calibração de instrumentos ou equipamentos de medição ainda permite às organizações obter uma série de benefícios, como :

  • Obter resultados de medição mais confiáveis;

  • Colabora com a qualidade de produtos fabricados;

  • Evitar multas e interdições;

  • Detecta desgastes nos instrumentos ou equipamentos de medição;

  • Permite analisar os riscos de medição de um processo;

  • Ajuda a reduzir custos com a otimização de processos de medição;


Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre calibração de instrumentos de medição! Não deixe de nos seguir no Instagram e Facebook para mais conteúdos e dicas!

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page